Dicas

/Dicas

DICAS

AO DEITAR OU LEVANTAR

A melhor posição para dormir é aquela na qual o indivíduo se sente mais confortável. Porém, algumas adaptações, com a ajuda de almofadas ou travasseiros, podem ser realizadas para reduzir a sobrecarga, principalmente na coluna.

Dormir de bruços não é recomendável, porque ao fazer isso, modifica a curvatura da coluna cervical e, para poder respirar, deve-se manter o pescoço virado durante várias horas. Além de haver uma sobrecarga sobre a ATM (Articulação Têmporo Mandibular).

De costas, coloque travesseiros entre os joelhos e os tornozelos, de modo que essas partes do corpo fiquem simétricos com o quadril.

De lado, coloque um travesseiro entre as pernas (joelhos e tornozelos) e outro entre os braços levemente flexionados à frente do corpo.

Cabe lembrar que, em todas as posições, a altura do travesseiro deve ser adequado com a qual a coluna cervical mantém-se alinhada o mais possível com relação ao restante da coluna.

1- Apoiar toda a coluna.
2- Colchão firme e confortável, que esteja dentro da validade de uso.

– – – – – – – – – – – – – – –

AO CARREGAR PESOS

Posicione os pés à frente do outro e flexione os joelhos ao abaixar, mantendo a coluna reta. Ao levantar, continue mantendo o alinhamento da coluna, estendendo os joelhos, distribuindo a carga em ambos os braços e carregando-a na altura do peito.1- Costas retas.
2- Peso próximo do corpo.
3- Pés próximo do peso.

– – – – – – – – – – – – – – –

NAS ATIVIDADES DOMÉSTICAS

Quando for necessário guardar objetos ou limpar locais altos, procure subir em uma escada ou cadeira. Da mesma forma, quando for realizar essas atividades em locais baixos, utilize um banquinho para sentar.Ao varrer, mantenha o corpo ereto e, se necessário, aumente o cabo da vassoura, para se adequar a altura da pessoa, dando-a conforto.Mude de postura constantemente, procurando ficar confortável, “porque o corpo fala”.1- Braços na altura adequada.
2- Pés no alto e apoiado.

O uso dos calçados é fundamental para manter uma boa postura, principalmente para quem caminha durante tempo prolongado ou permanece muito tempo em pé. Não utilize sapatos apertados e evite os saltos altos ou sapatos muito baixos (sem salto). Para calçar os sapatos, sente-se e apóie a perna sobre o joelho do lado contrário, ou se preferir, ajoelhe-se.

– – – – – – – – – – – – – – –

AO DIRIGIR

1- Descanse suas costas no assento. 2- Joelhos no nível dos quadris ou acima.O banco deve estar numa altura que permita a boa visibilidade por parte do motorista, e a distância dos pedais deve ser tal que seja possível alcançá-los com os pés de modo que os joelhos permaneçam levemente flexionados. Além disso, o encosto deve dar total apoio à coluna, a uma distância do volante que permita que os cotovelos do motorista mantenham-se em leve flexão, de forma a garantir liberdade de movimentos.
– – – – – – – – – – – – – – –

NO COMPUTADOR

A digitação por longos períodos, além da postura quase sempre inadequada, faz dos usuários de computador o principal alvo de doenças crônicas. Adote medidas de precaução. Evite realizar o mesmo movimento com as mãos durante muito tempo; opte por uma digitação suave; conserve as mãos retas.A posição do monitor é importante para evitar problemas de coluna e de fadiga ocular. Ele deve estar numa distância de aproximadamente 70 centímetros da face do usuário, ao nível dos olhos ou um pouco abaixo deles. Se o gabinete da máquina não permitir esta disposição, coloque alguns livros sob o monitor.- – – – – – – – – – – – – – –